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Começa hoje a 41º Campanha de Popularização do Teatro

Com o tema #EuCurtoACampanha a empreitada pretende levar 400 mil pessoas ao teatro

Redação Sou BH - 06/01/15 as 16:02 - Atualizado em 08/01/15 as 10:10

Peça A Próxima Vítima em cartaz na Campanha de Popularização do Teatro
Peça A Próxima Vítima em cartaz na Campanha de Popularização do Teatro Foto: Luiz Henrique Moura

Por Camila de Ávila, jornalista do Sou BH

Começa hoje, 6 de janeiro, e vai até 8 de março, mais uma edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Na sua 41º edição, a Campanha tem como tema “#EuCurtoACampanha”. Serão apresentados 56 novos espetáculos, 102 para o público adulto, 49 para o público infantil e 10 são de dança com entradas variando entre R$5 e R$15. Nesta temporada a Campanha se estende às cidades de Juiz de Fora, Itabirito e Betim, esses dois últimos pela primeira vez.

A maior parte dos teatros de BH receberão peças da Campanha e os ingressos, que podem ser comprados com cartão de débito, novidade desta edição, estão sendo vendidos em sete postos, inclusive nos shoppings Itaú Power, em Contagem, e Metropolitan, em Betim. Para a edição de 2015, a Campanha pretende levar para os teatros da cidade 400 mil pessoas, superando ao público de 2014 em 10 mil.

Segundo o coordenador da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, Rômulo Duque, “na Campanha trabalham mais de três mil artistas, além dos empregos indiretos que são gerados”, afirma. Outro aspecto importante da empreitada é o de oferecer a arte cênica para mais pessoas na capital e em outros municípios. “Por meio da Campanha há democratização do acesso ao teatro e à dança, aproximando o público deste universo, com uma programação extensa e diversa”, afirma Duque.

Nesta edição, a Campanha apresenta o Projeto Troca, que tem como objetivo mostrar espetáculos de linguagens distintas, e que no final do evento realizam um debate com trocas de informações. Desde 2014 o Projeto Troca acontece, porém, na edição de 2015 além do palco da Funarte MG, as peças do Troca ampliam o seu alcance passando a acontecer, também, no CCBB. As montagens deste projeto são “A erudita”, “Carolina de Lorca”, “Humor”, “O Urro”, “Parada do trem”, “Relatório para Academia”, “Sombras – toda vaca tem nome próprio” e “Talvez eu me despeça”.

Outra atração da 41º Campanha de Popularização do Teatro é a Roda de Conversa que propõe uma discussão sobre a questão das políticas públicas de cultura. Esses encontros acontecerão duas vezes. Primeiro no CCBB, no dia 23 de fevereiro, numa conversa com Carlos Nagib, gerente geral da entidade. Na ocasião, Nagib vai expor a relação da instituição com a arte local.  A segunda Roda de Conversa será no dia 4 de março, na Funarte, onde os grupos participantes do Projeto Troca, artistas e produtores vão conversar sobre como se produz uma montagem sem apoio do poder público.

Por meio da Rede Cultural Caminho das Artes a Campanha sai de BH e vai para o município de Nova Lima apresentando espetáculos da Quick, Primeiro Ato, Armatrux, Cia. Suspensa, Grupo Atrás do Pano e convidados. Para chegar até os locais das apresentações, o Sinparc disponibiliza ônibus gratuito, mediante a compra do ingresso.  As peças são: “Uma surpresa para Benedita”, “Mundo perfumado”, “Olympia”, “Ressonâncias”, “A morte de Antônio Preto”, “Por parte de pai”, “Clara a negra” e “Armatrux – a banda”.

Diante de tanta diversidade de peças novas e outras tantas tão queridas da população, Rômulo Duque sugere que o espectador “vá assistir a sua peça favorita mais uma vez e também veja duas montagens novas”, diz em meio a risos.  Leônidas Oliveira, Presidente da Fundação Municipal de Cultura, afirma que é necessário mais temporadas. “Tem que fazer novas peças, com mais artistas. Este ano vamos inaugurar no antigo Bar Marília (dentro do Teatro Marília), um centro de documentação, no bairro Alípio de Melo vamos inaugurar o Teatro Raul Belém Machado, descentralizando a arte da região centro-sul da capital. Sendo assim, são necessárias mais temporadas para fomentar o teatro e a cultura em BH”, explica.

Para Mauro Werkema, presidente da Belotur, “a Campanha ativa a cadeia econômica do turismo em BH, porque atrai pessoas de fora da cidade de do Estado”, analisa.  Leônidas Oliveira, ressalta que “a Campanha é a maior da América Latina e afirma que a arte cênica, junto à música, são as artes que identificam BH”. 

Histórico

A primeira vez que a Campanha de Popularização do Teatro aconteceu foi na década de 1970, quando artistas e produtores, propuseram o Governo Federal a criação de uma ação para estimular o público a ir para o teatro. O primeiro nome da empreitada era Campanha das Kombis, pois os ingressos eram vendidos nesses automóveis a preços populares. Em 1983 a Campanha foi assumida pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais, Sinparc, que na época se chamava Amparc, passando a ser a Campanha de Popularização do Teatro. Em 199 a dança se incorporou ao cardápio de atrações.

Confira abaixo os horários e locais dos postos de vendas:

Mercado das Flores
Av. Afonso Pena, 1055 - esquina com Rua da Bahia
Diariamente das 9h às 19h

Funcionamento: 5/01 a 8/03

Shopping Cidade (Piso GG)
Rua Tupis, 337 – Centro
Segunda a sábado das 10h às 19h, domingos das 14h às 18h 
Funcionamento: 5/01 a 8/03 (exceto 14 a 17/02. Retorno dia 18/02 às 12h)

Shopping Pátio Savassi (Piso L3)
Av. do Contorno, 6.061 – Funcionários
Segunda a sábado das 10h às 19h, domingos das 14h às 18h 
Funcionamento: 5/01 a 8/03 (exceto 14 a 17/02. Retorno dia 18/02 às 12h)

FNAC – BH Shopping (4º Piso)
BH Shopping - BR 356, 3049 – Belvedere
Segunda a Sábado das 10h às 19h, Domingos das 14h às 18h 
Funcionamento: 5/01 a 8/03 (exceto 14 a 17/02. Retorno dia 18/02 às 12h)

Shopping Estação (1º Piso – Entrada principal de acesso ao Metrô)
Av. Cristiano Machado, 11.833 – Venda Nova
Segunda a Sábado das 10h às 19h, Domingos das 14h às 18h 
Funcionamento: 5/01 a 8/03

Metropolitan Shopping Betim (3º Piso)
Metropolitan Shopping – Rodovia Fernão Dias km 492, 601
Segunda a sábado das 10h às 19h, domingos das 14h às 18h 
Funcionamento: 5/01 a 8/03

Itaú Power Shopping (2º Piso)
Av Gen. David Sarnoff, 5160 – Cidade Industrial
Segunda a sábado das 10h às 19h, domingos das 14h às 18h 
Funcionamento: 5/01 a 8/03 (exceto 14 a 17/02. Retorno dia 18/02 às 12h)

Posto de Informações Belotur – Centro de Referência Turística Álvaro Hardy - Veveco

Av. Otacílio Negrão de Lima 855 – Pampulha
Sábados e domingos das 10h às 16h
Funcionamento: 10/01 a 8/03 (exceto 14 e 15/02)


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