Exposições

Foto: MADA/Divulgação

MADA – Mostra Audiovisual de Arte do Barreiro

A 1a Mostra Audiovisual de Arte do Barreiro - MADA estreia em BH com programação inédita neste sábado, dia 5 de maio, no Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles, 45 – Barreiro).

O evento tem a iniciativa de difundir a produção audiovisual para outras regiões, descentralizando a produção artística e incentivando a participação popular. A programação inédita da MADA é totalmente gratuita e conta com mesas de discussão, oficinas e exposições de produções audiovisuais, que entre os dias 5 de maio e 3 de junho, estarão no Viaduto das Artes e também no auditório UNA Barreiro.

A Mostra será pioneira na regional do Barreiro, incentivando não apenas a experiência e a produção artística no bairro, como a valorização dos artistas belo-horizontinos e o fomento da cultura audiovisual da cidade. A seleção de artistas para exposição foi realizada por uma comissão organizadora formada pelas idealizadoras e produtoras da mostra Bruna Finelli e Luciana Tanure e pelo curador da mostra Marcelo Kraiser, que depois de receber ao longo dos meses de fevereiro e março mais de 120 inscrições de artistas de diversos países como Espanha, México, Filipinas, Bolívia, além de outras partes do mundo em seu edital, selecionaram 12 artistas no total, sendo 10 deles brasileiros.

No dia 05/05, o Viaduto das Artes receberá duas performances que marcam o a abertura da mostra. A primeira delas, às 19h, será apresentada pelo artista Marcelo Kraiser que também assina a curadoria da mostra, enquanto a segunda tem autoria dos artistas Chico de Paula e Daniel Todeschi, às 20h. Após a abertura, as diversas obras e trabalhos selecionados ficaram disponíveis para visitação do público até o dia 3 de junho.

Dentre os artistas selecionados, estão os paulistas Rodrigo Faustini, Nicole Koutsantonis, Kika Nicolela e Elen Braga, o paraense Dirceu da Costa Maués e a mineira Thais Mol. Ainda, a MADA conta com a presença de dois artistas internacionais em sua seleção, sendo eles o suíço Aurèle Ferrier e a colombiana Maria Rojas. Além dos selecionados via edital, 4 artistas belo-horizontinos foram convidados pela organização: Ana Moravi, Chico de Paula, Marcus Nascimento e Victor Galvão. Cada artista ou coletivo selecionado para a MADA será contemplado com uma premiação em dinheiro no valor total de R$1.320,00 (um mil trezentos e vinte reais).

Artistas selecionados:

Selecionados pelo edital MADA
Aurèle Ferrier (Suíça)
Dirceu da Costa Maués (Belém/Belo Horizonte - Brasil)
Elen Braga (São Paulo - Brasil)
Kika Nicolela (São Paulo - Brasil)
Maria Rojas (Colômbia)
Nicole koutsantonis (São Paulo - Brasil)
Rodrigo Faustini dos Santos (São Paulo - Brasil)
Thais Mol (Belo Horizonte - Brasil)

Artistas Convidados:
Ana Moravi (Belo Horizonte - Brasil)
Chico de Paula (Belo Horizonte - Brasil)
Marcus Vinicius (Belo Horizonte - Brasil)
Victor Galvão (Belo Horizonte - Brasil)

Programação Geral

MADA - 1a Mostra Audiovisual de Arte do Barreiro

Abertura com performances: 5 de maio 
Horário: 17h às 22h
Local: Viaduto das Artes

Programação educativa no Campus Una Barreiro:
Palestra de abertura da MADA – “A diversidade no audiovisual”  com Prof. Eduardo de Jesus
Data: 7 de maio
Horário: 10h
Local: Arena UNA Barreiro
Inscrição gratuita pelo site

Mesa de discussão:
“Produção artística audiovisual independente” com Profa. Vanessa Tamietti, Prof. Adolfo Cifuentes e mediação de Marcelo Kraiser
Data: 8 de maio
Horário: 14h
Local: UNABarreiro - Sala de metodologias ativas (336)
60 vagas
Inscrição gratuita pelo site

Oficinas:
“Produzindo um conteúdo audiovisual de arte com baixos recursos” com Prof. Sávio Leite
Datas: 9 a 11 de maio
Horário: 13h às 17h
Local: Una Barreiro
Lotação: 20 Vagas
Inscrição gratuita pelo site
Infos: Essa oficina têm por objetivo principal apresentar ferramentas e recursos alternativos para uma produção audiovisual artística independente, utilizando de meios diferenciados como aparatos tecnológicos de baixo custo, câmeras digitais, câmeras analógicas de filmagem em vhs, softwares de edição.

“A produção de audiovisual para agentes culturais” com Prof. Evandro Veras
Datas: 16 a 18 de maio
Horário: 13h às 17h
Local: Una Barreiro
Lotação: 20 Vagas
Inscrição gratuita pelo site

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.