Exposições

Imagem de uma gravura com duas cabeças sobrepostas
Foto: Reprodução de obra do artista

Grassmann: do desenho à gravura

A cAsA – Obras Sobre Papel recebe, a partir desta terça (9), a exposição “Grassmann: do desenho à gravura”. A abertura da mostra acontece às 20h e a entrada é gratuita. São 14 impressões de matrizes em metal, 12 xilogravuras e 15 desenhos, fazendo um panorama do legado do gravador e desenhista Marcelo Grassmann.

“Conhecido principalmente pela força de suas gravuras em metal, Marcelo Grassmann se estabeleceu como uma referência entre os gravadores no Brasil. Era um artista atuante e generoso, que não escondia suas técnicas e muito menos seu trabalho”, pontua o curador da mostra, Alê Fonseca, fotógrafo, gravador e um dos idealizadores da cAsA – Obras Sobre Papel.

De traço livre e despojado, o artista deixa obras integradas a um universo mítico, presenteando o público a figuras de damas, monstros, cavaleiros, cavalos, entre outros.O curador ainda chama a atenção para o fato de que a prensa de Grassmann foi feita em Belo Horizonte, por Antal Schober, sogro do artista, e que dá nome a uma rua do bairro Indaiá, na região da Pampulha.

O artista

Marcelo Grassmann nasceu em São Simão (SP), em 1925. O artista se estabeleceu como referência entre os gravadores brasileiros, principalmente pela força de suas gravuras em metal e xilogravuras, mas também trabalhou com desenhos, ilustrações e litogravuras.

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.