Exposições

Foto: Divulgação/Casa Fiat de Cultura

Exposição "São Francisco na Arte de Mestres Italianos"

Pela primeira vez no Brasil, a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos” vai reunir 20 obras de importantes artistas renascentistas e barrocos que retrataram passagens da vida de São Francisco. A mostra ocupará a Casa Fiat de Cultura entre os dias 8 de agosto e 21 de outubro e a visitação é gratuita.

Interatividade

Propondo mais interatividade e imersão, a exposição terá uma sala de Realidade Virtual com óculos 3D para o visitante ir da Casa Fiat direto para a Basílica Superior de Assis, na Itália. Nesse passeio por uma das mais importantes basílicas do país europeu, os apreciadores poderão conhecer as obras do pintor italiano Giotto. Em principal, os afrescos que representam 28 cenas da vida e morte de São Francisco.

Além do percurso sobre a evolução da representação de São Francisco nas artes, a exposição também apresenta atrações diferenciadas, como um passeio cultural por BH e Ouro Preto revisitando a história do santo, um ateliê aberto ao público e mais. Confira a programação completa no site da Casa Fiat de Cultura

Fases de São Francisco e a exposição

De acordo com um dos curadores da exposição, o professor e historiador italiano Stefano Papetti, serão retratadas três fases da história do santo. A primeira reúne obras que mostram São Francisco sempre solitário e com roupas humildes. A segunda, apresenta pinturas do santo após sofrer as stigmas – chagas que Jesus Cristo sofreu durante a crucificação. E, por fim, a terceira, que começa a representar São Francisco acompanhado por outros santos.

A exposição traz acervos de 15 museus de sete cidades italianas, além de uma importante obra de Ludovico Cardi (dito Il Cigoli). A pintura, intitulada “St. Francis Contemplating a Skull”, é propriedade do colecionador e ator ítalo-americano Federico Castelluccio e foi a única que não saiu da Itália, mas de Nova York, EUA.

Para a seleção das obras, Stefano Papetti pontua que o estado de conservação das pinturas e a relevância do artista foram essenciais para a escolha do acervo. A qualidade estética das imagens também foram cruciais para a construção da exposição.

As pinturas realizadas entre os séculos XV e XVIII foram especialmente selecionadas para integrarem a exposição.  Mestres como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli apresentam as fases mais relevantes da vida e história de São Francisco.

Serviço

Exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”

Dia: 8 de agosto a 21 de outubro

Horário: terça a sexta, das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Endereço: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários)

Entrada gratuita

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.