Exposições

Sylvio Coutinho mostra Belo Horizonte na Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 - Funcionários) inicia as homenagens aos 120 anos de Belo Horizonte, a serem comemorados ao longo de 2017, com imagens da capital mineira repletas de beleza e imprevisibilidade. 

Na exposição multimídia Sylvio Coutinho mostra Belo Horizonte na Casa Fiat de Cultura, que ocupará o hall principal da instituição de 6 de junho a 30 de julho, o público terá a oportunidade de apreciar 27 fotografias, 65 gravuras do artista, além de vídeos e réplicas em 3D de monumentos históricos de Belo Horizonte. 

Com curadoria de Marcelo Xavier, a exposição reúne um conjunto bastante heterogêneo de imagens. Há registros do trânsito, de domingos no parque, de street art, de residências particulares que parecem conservar a antiga atmosfera de sossego, de paisagens do hipercentro, e, é claro, de belos ângulos de símbolos da cidade, como o Viaduto de Santa Tereza, a Basílica de Lourdes, o Parque Municipal, a Casa JK e os ipês da Praça da Liberdade. Um dos pontos marcantes da mostra, porém, se refere à presença de paisagens urbanas que não estão estampadas em cartões postais, mas que fazem parte da memória visual dos moradores de Belo Horizonte, como a sujeira das ruas, a aglomeração de cartazes publicitários em muros e edificações em ruínas, além de paredes com pichações, tijolos aparentes em aglomerados e favelas. 

Programa Educativo – Atividades paralelas:

Ateliê Aberto: Fotografia Experimental

Sinopse: Os participantes irão experimentar as possibilidades da fotografia em conceito expandido, discutindo alternativas para as referências básicas de composição, enquadramento e iluminação. Também será abordada a utilização da fotografia como material para experimentações envolvendo técnicas diversas, como pintura, colagem etc.
Período: 10 de junho a 16 de julho
Aos sábados, domingos e feriados
De 10h às 12h – crianças até 12 anos
De 14h às 18h – a partir de 12 anos
Número de vagas: 15 vagas por horário
Dispensa inscrição. Sujeito a lotação

Oficina de Fotografia para professores com Sylvio Coutinho e Yara Tupynambá
Sinopse: No primeiro encontro, o fotógrafo Sylvio Coutinho apresentará os princípios básicos da fotografia, discutindo as suas possíveis aplicações em sala de aula. No segundo encontro, a artista plástica Yara Tupynambá trabalhará com o grupo noções de composição, culminando em uma atividade prática relacionada.
Dias 27 e 28 de junho
Terça e quarta, das 19h às 21h
Número de vagas: 12 vagas
Inscrições a partir do dia 20 de junho

Mini-curso – Introdução à Fotografia Pinhole
Sinopse: O minicurso apresentará os princípios básicos da fotografia pinhole com papel fotográfico. Os participantes conhecerão um pouco da história da fotografia pinhole e terão a oportunidade de construir suas próprias câmeras a partir de caixas e latas, além de experimentar o processo fotográfico, criando suas próprias composições.
Dias 11, 12 e 13 de julho
Às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h.
Número de vagas: 15 vagas
Inscrições a partir do dia 4 de julho

Ateliê de Férias Origami, Kirigami e Dobraduras: Arquitetura de papel
Sinopse: Os participantes serão convidados a construir objetos em papel, inspirados nas estruturas arquitetônicas que povoam a nossa cidade. Serão utilizadas várias técnicas e estratégias de manipulação do papel, enquanto material, na construção de uma cidade imaginária onde quase tudo é possível.
De 19 a 30 de julho
De quarta a domingo
De 10h às 12h – crianças até 12 anos
De 14h às 18h – a partir de 12 anos
Número de vagas – 15 vagas por horário
Dispensa inscrição. Sujeito a lotação

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.