Eventos

feiraa
Foto: Divulgação

Feira dos Países

O BH Shopping recebe entre 5 a 22 de outubro, a Feira dos Países, evento que reúne artesanato de mais de 20 lugares do mundo. A entrada é gratuita e, além da aquisição de produtos diferenciados, o público tem a oportunidade de conhecer a cultura e os costumes de diversas nacionalidades sem precisar sair de Minas Gerais.

Com valores para todos os bolsos, o evento apresenta artesanatos de várias regiões de países como África do Sul, Bolívia, Colômbia, Chile, Dubai, Egito, Equador, Grécia, Itália, Índia, Indonésia, Japão, Nigéria, Paquistão, Peru, Turquia, Rússia, Síria, Senegal. O Brasil está presente com produtos de vários Estados.

“Estamos percorrendo o Brasil com a Feira dos Países e a receptividade do público tem sido muito positiva. A experiência de dar a volta ao mundo e o contato com vários artesãos internacionais é muito enriquecedora para quem visita o evento”, comenta Maria de Lourdes Makowiecky, organizadora do evento.

Feira dos Países está situada no estacionamento no Piso Ouro Preto, do BH Shopping. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10h às 22h. Domingo e feriados das 14h às 20h. 

Decoração

Itens de decoração com traços delicados feitos à mão em cerâmica, com diversas cores e que criam um efeito de sofisticação, são trazidos pela Turquia em lustres, taças, tigelas, pratos e toalhas.

Com uma decoração oriental mais mística e rústica a Indonésia traz sua energia principalmente nos produtos em madeira e fibras naturais. Várias versões de Budas e cestas são encontradas.

As charmosas e tradicionais Matrioskas, ou as Bonecas Russas, são o ponto alto do stand da Rússia.De acordo com a cultura daquele país, as Matrioskas simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor e amizade. Presentear alguém com uma Matrioska é sinal de afeto e desejo de vida longa e feliz. Não menos tradicionais, os sofisticados Ovos Fabergé também estão presentes no stand.

As flores em madeira, o mais típico souvenir da região de Pucón, no Chile, trazem cor e romantismo à Feira e são outras opções de decoração. Com sofisticação e elegância a Grécia apresenta mandalas, louças e objetos artesanais típicos. 

No stand do Egito, os visitantes têm acesso a peças de decoração que remetem aos contos infantis, como a lâmpada mágica de Aladim. Acessórios para as mulheres, incluindo roupas para as danças árabes e papiros são outras atrações. 

Preciosidades

O renomado designer de joias do Senegal, Cheikh Ahmed Tidiane, apresenta suas joias com design exclusivo em pérolas barrocas, em lápis-lazúli, rubis, esmeraldas entre outras pedras preciosas e semipreciosas. Sua arte é apreciada em várias partes do mundo. 

O Paquistão apresenta pulseiras, pingentes, colares e brincos com pedras como rubi, ônix e esmeraldas. Todo o material é cuidadosamente trabalhado e promete arrancar suspiros dos visitantes.

Moda

No stand da África do Sul, as roupas masculinas e femininas se destacam pelo talhe e colorido dos tecidos. A cultura africana também está no vestuário com muitas estampas encontrados no stand da Nigéria e em outro stand do Senegal, variedade de pulseiras, turbantes, sapatilhas e túnicas, além das máscaras africanas, usadas em rituais espirituais e que podem ser integradas à decoração. Da índia roupas em puro algodão são opções para o público.Da Colômbia um pouco da tradição indígena, primeiros habitantes daquele país, são exibidas nas coloridas bolsas e mochilas Wayuu, feitas em crochê.

Mais produtos

Da Itália são trazidos diversos modelos de acessórios para os cabelos para moldar os famosos coques italianos e da Bolívia, uma linha requintada de artigos femininos. Do Equador os célebres chapéus do Panamá são encontrados em tecido de trama fechada e também na palha da carludovica palmata, a mais tradicional na fabricação dos produtos. 

Do Peru são apresentados um mix de produtos típicos, incluindo tapeçarias, roupas de lã e espelhos. A culinária Árabe pode ser saboreada no stand da Síria que traz uma variedade de doces. No stand do Japão os visitantes encontram pingentes energizados e massoterapia baseada na física quântica.

Brasil

O Centro de Artesanato Mineiro (Ceart/MG) está presente na Feira com produtos que valorizam a arte local. Escultura em cerâmicas, argila e madeira de diversos artesãos mineiros representam a arte popular da região.

A artesã Cecília Leite comercializa camisetas com aplicações em bordados e pedraria, todas manuais e com design exclusivo. Louças em porcelana, sabonetes, velas e aromatizadores somam-se ao hall de produtos mineiros.

O Amazonas além do artesanato expõe linha de cremes para tratamento usando como princípio ativo as ervas, sementes e cascas de árvores da região.

O Rio Grande do Sul está representado com salames, queijos e vinhos típicos tradicionais do sul e bolsas feitas com aproveitamento de couro de cabra e pele de peixe. Do Paraná a Feira apresenta imagens sagradas em gesso marmorizado.

Serviço:

O queFeira dos Países

Quando: De 05/10 a 22/10 - De segunda a sábado das 10 às 22h - domingos e feriados das 14h às 20h.

Local: Estacionamento Piso Ouro Preto, 3º andar, BH Shopping - Rodovia BR - 356, 3049 - Belvedere, Belo Horizonte- MG.

Entrada Gratuita

Estacionamento: De acordo com as regras do Shopping


Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.