Eventos

Foto: Beto Eterovick

Comida di Buteco 2018

A 19ª edição do concurso gastronômico Comida di Buteco acontece em BH entre os dias 13 de abril e 13 de maio. 

O preço do petisco participante do concurso será mantido em R$ 25,90 e unificado para todo o país e o tema criativo para o desenvolvimento do petisco é livre! Após a primeira etapa onde serão conhecidos os 20 campeões, elegeremos, pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Buteco do Brasil!

Em todo o Brasil são quase 600 butecos participantes, presentes em 21 cidades das cinco regiões brasileiras.

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais.

Sua mecânica

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2018. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes:
Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.