Eventos

Foto: Divulgação/Anima Mundi

Anima Mundi

Belo Horizonte recebe entre 13 e 15 de outubro, no MIS Cine Santa Tereza, mais uma edição do Anima Mundi, o maior festival brasileiro dedicado a filmes de animação. Serão exibidas produções nacionais e internacionais, além de diversas oficinas com diferentes técnicas de animação.

A programação conta com a exibição de mais de 40 filmes nacionais e internacionais, além da realização de oficinas com diferentes técnicas de animação e a palestra "A importância do curta-metragem como laboratório de formação e criação" com a animadora Rosaria (RJ), diretora da Fasfavor Desenhos Animados e vencedora de diversos prêmios durante o Festival Anima Mundi 2016, entre eles o prêmio de melhor curta, melhor curta brasileiro, prêmio Canal Brasil e Prêmio BNDES de melhor curta. As atividades serão realizadas no MIS Cine Santa Tereza.

A programação, totalmente gratuita, será iniciada na noite do dia 13 de outubro (sexta-feira), às 19h30. A seleção inclui filmes para toda a família, contando com produções de 11 países. No roteiro, “O Projeto de Meu Pai”, “Guida”, “Feral” e “O Presente”, entre muitos outros.

Filmes para crianças e adultos
Mais de 40 produções, escolhidas pela curadoria  do Anima Mundi em suas edições mais recentes, serão exibidas em sessões de curtas e longas, reunindo filmes para os públicos adultos e infantis. Em “Feral” (EUA), um garoto selvagem é encontrado na floresta por um caçador solitário e levado de volta para a civilização. Em “O Presente” (Alemanha), acompanhamos Jake, um jovem apaixonado por videogames que, depois de ganhar um presente de sua mãe, passa por uma mudança em seu dia-a-dia. 

Novas animações
O público será motivado a soltar a imaginação nas oficinas do Estudio Aberto, um dos maiores sucessos entre o público do Anima Mundi. Ali o público tem a oportunidade de entender na prática como nasce uma animação. As oficinas irão possibilitar a aproximação e interação do público com diversas técnicas de animação. Na oficina de “Pixilation”, os participantes se transformam em personagens com vestuários irreverentes e fazem com seu próprio corpo poses variadas que são fotografadas e reproduzidas em sequência, criando o movimento em telas de vídeo. A oficina de  “Massinha” estimula a criação através da técnica stopmotion. Após modelarem seus personagens, cenários e roteiro, os participantes os movimentam e fotografam, assistindo ao resultado imediatamente na tela de vídeo.

As oficinas são gratuitas e podem ser experimentadas por crianças e adultos, leigos ou iniciados. Não é preciso experiência ou inscrição prévia e os atendimentos são por ordem de chegada.

Mostra de Abertura
Data: 13 de outubro
Local: MIS Cine Santa Tereza
Horários: 19h30
Gratuita: retirada de senhas no local, sujeito à lotação

Mostra de Filmes
Data: 14 e 15 de outubro
Local: MIS Cine Santa Tereza
Horários: Sessões às 15h30 (infantil), 17h e 18h30
Gratuita: retirada de senhas no local, sujeito à lotação

Oficinas
Data: 14 a 15 de outubro
Horário: 15h às 21h
Local: MIS Cine Santa Tereza
Gratuito: Atendimento por ordem de chegada

Palestra Com Rosaria (ES)
 (Diretora do Fasfavor Desenhos Animados - www.fasfavor.com.br)
“A importância do curta-metragem como laboratório de formação e criação"
Data: 14 de outubro
Horário: 20h30
Local: MIS Cine Santa Tereza
Gratuito: retirada de senhas no local, sujeito à lotação

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.