Entrada Franca

Foto: Elisa Mendes

Museu do Futebol na Área

De 15 de agosto a 15 de outubro, o CCBB-BH recebe a exposição inédita Museu do Futebol na Área, direto do Museu do Futebol de São Paulo.

A mostra itinerante, que faz parte da programação de aniversário de cinco anos do CCBB-BH, apresenta histórias, acervos, times e curiosidades sobre o futebol em diversas cidades brasileiras. Na capital, estarão em exposição algumas camisas usadas por jogadores importantes no futebol mineiro durante grandes partidas, como Jair Bala (América-MG), Dadá Maravilha (Atlético-MG) e Tostão (Cruzeiro), além do uniforme do clube Villa Nova, do time de 1978.

Atrações

As salas "Origens" e "Números e Curiosidades", presentes na exposição principal no Museu do Futebol em São Paulo, foram reproduzidas em BH com o foco no futebol de Minas. 

Sala das Origens: vídeos e imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o final do século 19 e as primeiras décadas do século 20. 

Sala Números e Curiosidades: composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte. Ídolos dos clubes, bem como frases de personalidades da literatura e música, estão representados na exposição a partir das suas relações com o futebol.

Sala das Copas do Mundo: reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014, no Mineirão. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período.

Sala dos Gols e do Rádio: relembra dezenas de gols e locuções que marcaram época. Interativa, o visitante escolhe o narrador ou o radialista e assiste a vídeos presentes nas salas de mesmo nome no Museu do Futebol.

Versus: A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo.

O público também terá a chance de experimentar algumas das atrações interativas propostas pelo museu, como mesas de futebol de botão e totó (pebolim). O Museu do Futebol na Área fica no pátio e nas galerias do térreo, de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. A entrada é gratuita. 

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.