FecharX

Festival de Inverno de Vilas e Favelas

Associação Arebeldia

Festival de Inverno de Vilas e Favelas

  • Associação Arebeldia
  • Rua Desembargador Braulio, 167 Alto Vera Cruz - Belo Horizonte/MG
Site oficial
Evento encerrado
  • Infantil
  • Gratuito

Data

17/07/18 até 29/07/18

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 13:00


Créditos da imagem: Reprodução Zéh Palito + Divulgação/Facebook Arebeldia

A partir desta terça-feira, dia 17 de julho, a capital mineira sedia a 3ª edição do Festival de Inverno de Vilas e Favelas, realizado pela Associação Arebeldia Cultural. Até o final de agosto, está prevista uma programação que vai promover oficinas, palestras, shows e workshops. O Alto Vera Cruz vai se tornar um ponto de encontro para o intercâmbio cultural da comunidade com outras partes da cidade. Toda a programação tem entrada gratuita.

A abertura da programação será com o Bloco Queixinho, com um animado cortejo pelos becos e vias do Alto Vera Cruz, na terça-feira, às 17h.

A curadoria do festival vai trabalhar com diferentes linhas de atuação. A primeira envolve o entretenimento para as famílias, com atividades artísticas e de recreação para crianças, jovens e adultos. A segunda, oficinas para o público infantil, desenvolvendo assuntos como meio ambiente, brincadeiras lúdicas, música e gastronomia.

Programação

- Arte Urbana

Vale destacar algumas atividades importantes do festival. Do dia 20 de julho ao dia 3 de agosto, a Arebeldia, em parceria com a ONG Contato, vai contar a história do Alto Vera Cruz por meio dos grafites. A realização do documentário foi idealizada por Flávio Renegado e Negro F., um dos criadores do projeto “Amor pelo Alto Vera Cruz nos Muros”. Serão dois projetos: Nação Hip Hop Brasil e o Graffiti BH.

A Nação Hip Hop Brasil promove cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, enquanto o Graffiti BH surge com a missão de transformar a vida de pessoas por meio da arte. Tudo a ver com o Festival de Inverno de Vilas e Favelas.

- Música

Ainda no campo do audiovisual, Flávio Renegado gravará no dia 4 de agosto, um DVD na sede do campo de futebol Clube Ribeiro, que comemora 40 anos e fica ao lado da ONG Arebeldia. O rapper contará com a Orquestra Ouro Preto.

- Cursos e workshops

Na programação, o projeto Morro.Arte.Mural (M.A.MU), responsável pelo maior macro mural do Brasil, no Alto Vera Cruz, vai dar continuidade ao trabalho na comunidade, em uma parceria que contará com cursos de geração de renda, sustentabilidade, e claro, a própria auto estima dos moradores, que ganharam mais cor e vida com as fachadas, muros e escadarias do morro pintadas artisticamente pelo projeto.

Destaque ainda para os cursos e debates com temas relacionados a organização de eventos. Uma turma de dez jovens da periferia de BH vão colocar a mão na massa e desenvolver juntos a 3ª edição do Somos Todos Black, Semana da Consciência Negra e o bloco carnavalesco, Bloco do Amor, participando na produção executiva dos shows.

Confira os horários e os locais das atividades no site.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.